23.1 C
Portel
23.2 C
Breves
25 C
Belém
quarta-feira, 25 / maio / 2022

Auxílio Brasil 2022: pagamento hoje (19). Quem recebe? Valores e Onde Receber

A Caixa Econômica Federal faz hoje (19/01) o pagamento de mais uma parcela do Auxílio Brasil. Confira, aqui, quem recebe, qual o valor e como receber o benefício que substituiu o Bolsa Família!

Quem recebe o Auxílio Brasil hoje (19/01)?

Somente beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) final 2 recebem o Auxílio hoje (19/01). Quem tem NIS final 1 também já teve a parcela liberada.

Publicidade

Qual o valor do Auxílio Brasil 2022?

O governo fixou o valor mínimo médio do Auxílio Brasil em R$ 400,00 e prometeu pagar esse total até o fim de 2022. Ainda não se sabe se o governo terá dinheiro em caixa para pagar após dezembro.

Vale lembrar que o governo estabeleceu adicionais dentro do programa para famílias que cumprem requisitos específicos. Conheça quais são:

  • Primeira infância: destinado a famílias com crianças entre zero e 36 meses incompletos;
  • Composição familiar: pago para famílias com jovens até 21 anos;
  • Superação da extrema pobreza: complemento dado para famílias que recebem benefícios, mas que a renda familiar por pessoa não supera a linha da pobreza;
  • Bolsa iniciação científica júnior: paga 12 parcelas mensais a estudantes beneficiários do Auxílio Brasil com bom desempenho em competições acadêmicas e científicas;
  • Auxílio criança cidadã: destinado a chefes de família que consigam emprego e não encontrem vagas em creches para manter filhos de zero a 48 meses;
  • Inclusão produtiva rural: paga por 36 meses para agricultores que estão inscritos no CadÚnico;
  • Auxílio inclusão produtiva urbana: destinado a beneficiários que comprovem ter emprego com carteira assinada;
  • Benefício compensatório de transição: garantido a beneficiários do Bolsa Família que perderam parte do valor recebido devido às mudanças introduzidas pelo Auxílio Brasil.

Por onde receber o Auxílio Brasil?

O pagamento do Auxílio Brasil é feito da mesma forma do Bolsa Família. Se é beneficiário antigo do programa, poderá utilizar seu cartão e senha para sacar a parcela.

Quem tradicionalmente recebia o Bolsa Família pelo Caixa Tem continuará recebendo dessa forma. Isso também é válido para beneficiários novos do programa.

E como funciona para quem recebe por Caixa Tem? Simples: você consegue movimentar o dinheiro pelo aplicativo, seja para realizar pagamento de contas ou compras.

No caso das contas, basta acessar a seção de pagamentos do aplicativo Caixa Tem, informar o código de barras dos boletos e seguir as orientações dadas para finalizar a transação.

Para pagar compras, o usuário pode utilizar o QR Code ou cartão de débito virtual gerado no aplicativo Caixa Tem. Também é possível realizar transferências entre contas bancárias via Pix.

Se preferir sacar o dinheiro, terá de gerar um código autorizador de saque no app Caixa Tem, pois a conta não possui cartão físico. Siga este passo a passo para gerar seu código:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Selecione “saque sem cartão”;
  3. Toque em “gerar código para saque”.

O código aparecerá na tela de seu celular e você tem até uma hora para utilizá-lo. Caso não consiga, terá de gerar um novo código para efetuar o saque normalmente.

O saque está disponível em um destes três canais: lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e caixas eletrônicos de agências da Caixa Econômica Federal.

Se sua conta Caixa Tem estiver bloqueada, terá de fazer o desbloqueio presencialmente numa agência da Caixa ou lotérica. Apresente um documento de identificação com foto (RG ou CNH) e CPF.

Prazo para movimentar o Auxílio Brasil

O beneficiário tem um prazo de 120 dias para movimentar o Auxílio Brasil, contados a partir da data de pagamento. Se não o fizer, perderá a parcela, que retornará ao governo. Portanto, programe-se para utilizar o dinheiro dentro desse prazo.

Como consultar o Auxílio Brasil?

A consulta ao Auxílio Brasil permite verificar se seu benefício está ativo e datas de pagamento. A seguir, indicamos como efetuá-la:

Aplicativo Caixa Tem

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem na Play Store ou App Store;
  2. Toque no ícone do aplicativo e selecione “entrar”;
  3. Informe seus dados pessoais. Se não tiver cadastro, faça um com registro de senha de acesso;
  4. Selecione “Auxílio Brasil – consulte seu benefício”, item disponível no menu de serviços;
  5. Toque em “ver meu benefício”.

Aplicativo Auxílio Brasil

  1. Baixe o aplicativo Auxílio Brasil na Play Store ou App Store;
  2. Toque em “consultar”;
  3. Informe a senha usada no aplicativo Bolsa Família, senha Caixa Tem ou cadastre uma senha de acesso, se for seu primeiro acesso;
  4. Selecione “consulta do benefício”.

Telefone

O beneficiário pode ligar para o número 121 (Ministério da Cidadania) ou 111 (Caixa Econômica Federal).

Deixe seu comentário:
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias

ACESSIBILIDADE
error: O conteúdo está protegido!
× Whatsapp